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INVESTIMENTO - Governo quer duplicar quase todo o IP3


O Governo pretende avançar com a requalificação do IP3, entre Coimbra e Viseu, numa obra que rondará os 130 milhões de euros e que prevê a duplicação em 85 % do seu percurso. Depois de estudadas três alternativas (além desta esteve em cima da mesa a construção de uma nova auto-estrada com portagens entre as duas capitais de distrito ou a concessão daquele troço para ser explorado com a cobrança de portagens) a opção foi tomada e ontem comunicada a autarcas da região numa reunião onde também esteve a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Segundo o estudo das Infraestruturas de Portugal, a que tivemos acesso, aquelas duas opções terão sido preteridas em função do custo e dos impactos ambientais pois em ambos os casos teria de ser construída uma nova ponte e um túnel na zona da Livraria do Mondego, Penacova.

Esta é precisamente a zona mais sensível do traçado e aquela que não poderá ser intregralmente duplicada com duas faixas em cada um dos sentidos. Quer devido às pontes quer às margens da bacia da Aguieira. Assim, no total, dos 75 km que separam o Nó de Souselas do Nó de Viseu, 85 % serão com duas faixas em cada sentido (contra os 21% actuais), 12% terão duas faixas num sentido e uma faixa no sentido oposto (isso acontece actualmente em 63% do traçado) e em 3% haverá apenas uma faixa em cada sentido (actualmente essa situação verifica-se em 16% do actual IP3). Esta intervenção deverá ter um custo aproximado de 130 milhões de euros e pode ser financiada através de investimento público directo. O mesmo não sucederia, segundo aquele estudo, com as outras duas opções. A concessão do IP3 com portagens representaria um investimento de 250 milhões e a nova auto-estrada paralela ao IP3 custaria cerca de 300 milhões de euros.

Quanto ao calendário de execução, o governo admite a hipótese de já este ano arrancarem algumas das intervenções.


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