SÃO PAIO DE MONDEGO - O Parque das Ermidas ficou mais enriquecido Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SÃO PAIO DE MONDEGO - O Parque das Ermidas ficou mais enriquecido


Como se tem noticiado e falado, que entre as comunidades que mais sofreram com as calamidades dos incêndios, sobretudo os de Outubro de 2017, foram as que pertencem à União de Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego, tendo esta povoação sofrido bastante com esse incêndio, que chegou mesmo ao emblemático Parque das Ermidas, que tem como patrona Nossa Senhora das Neves.

A fim de atenuar o ar soturno que envolve o espaço e toda a sua envolvente, a União de Freguesias teve a iniciativa de trazer ali, pela manhã do dia 21 de Março, 42 alunos crianças provenientes do Jardim-de-Infância, que com a ajuda das suas professoras e auxiliares, não faltando o apoio do presidente da União, Vítor Cordeiro, ali plantaram 100 árvores de espécies que se adaptam ao local e ao seu ambiente.

No final, depois de tal refrega solidária, todos se envolveram num convívio salutar, que tanto este, como o que diz respeito à plantação, têm como condão sensibilizar as crianças da forma como devem olhar a floresta, preservando-a e defendendo-a.

Uma imagem, porém, nos fez reflectir para a sua beleza e arte. Neste Parque, onde existem eucaliptos de grande porte, um deles, com cerca de 270 anos, acabou por cair, há um ano, devido à sua longevidade e na queda alguns estragos causou.

Mas a autarquia local, num gesto que engrandece as Ermidas, contactou um escultor de madeiras, Nelson Ramos e aproveitando o tronco da secular árvore, ali esculpiu, a imagem pre­cisamente de Nossa Senhora das Neves, como mostra a fotografia que neste trabalho jornalístico incluímos.

Torneio de Sueca

Já agora aproveitamos para anunciar que a Associação Cultural e Desportiva de S. Paio, com sede precisamente nas Ermidas, leva a efeito o seu XII Torneio de Sueca, no dia 7, próximo sábado, com início às 21 horas.

Quem desejar participar, deve inscrever-se através de Carlos Duarte (966 772 312), António Catela (912 507 796), Alfredo Bandeira (967 003 026) e Marco Baptista (918 293 021).

O preço de cada inscrição é de 20 espadas por equipa.

Com prémios, 1.º, ½ porco; 2.º, ¼ porco; 3.º, 3kg de chouriças; 5.º prémio, 2kg de chouriças; 6.º prémio, 1kg de chouriças. Todas as equipas têm direito a prémio.

José Travassos de Vasconcelos – A Comarca de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.