CASA DO CONCELHO DE PENACOVA celebrou mais um aniversário Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CASA DO CONCELHO DE PENACOVA celebrou mais um aniversário


Foram celebrados no domingo, dia 17 de Junho, no Restaurante Caravela d’Ouro, em Algés, com a presença dos corpos sociais, sócios, regionalistas das casas regionais de Alvaiázere, Arganil, Comarca da Sertã, Ferreira do Zêzere, Ponte de Lima, Tábua, Tomar e Valença, bem como da ACRL (Associação das Casas Regionais em Lisboa), em representação de todas as congéneres que não puderam marcar presença, os 24 anos da Casa do Concelho de Penacova.

De Penacova deslocou-se o Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa e de Lisboa o organista e cantor Luís António, acompanhado da fadista Maria Helena, que animaram a cerimónia com canções e temas tradicio­nais e populares, ajudando a dar mais ênfase ao cantar dos parabéns à aniversariante, a fomentar a confraternização, tendo por base o canto e a dança, como ficou registado em fotos captadas por Pais de Almeida e por Carlos Madrugo e em vídeos captados pelo primeiro e pelo Rogério Marcelo, a disponibilizar no facebook, para análise daqueles que choraram por não poder estar ali, como é o caso do ex-presidente da direcção da Casa do Concelho, José Bernardes de Oliveira, profundamente afectado com dois casos graves de doença na família.

O actual presidente da direcção, Adelino Marcelo realçou o orgulho de manter a Casa do Concelho de Penacova viva e activa, graças aos corpos sociais, aos sócios, aos apoios do Município, leu mensagens recebidas de dirigentes de outras casas que não puderam estar presentes e deu a palavra aos dirigentes das congéneres presentes na celebração, os quais dirigiram à aniversariante, aos seus dirigentes e sócios palavras e mensagens de felicitação e de parabéns por todo o esforço desenvolvido para que Penacova continue viva na cidade de Lisboa.




Usaram da palavra: Prof.ª Benilde Silva, vice-presidente da Casa do Concelho de Alvaiázere; Carlos Manuel Almeida Luís, presidente da Casa da Comarca de Arganil; Dr.ª Paula, directora da Casa da Comarca da Sertã; Dr.ª Anabela Bastos, vice-presidente da Casa Regional de Ferreira do Zêzere; João de Sousa Vieira Pe­reira, presidente da Casa do Concelho de Ponte de Lima; Casa dos Tabuenses, presidente Dr. António Pais de Almeida; Carlos Galinha, presidente da Casa do Concelho de Tomar; José Gonçalves Braga, presidente da Liga de Amigos de Valença; e António Pais de Almeida, director da Associação das Casas Regionais em Lisboa.

O presidente da Direcção, Adelino Marcelo, referiu que o presidente do Município, Eng. Humberto Oliveira, apesar de ter desenvolvido todos os esforços por estar presente não conseguiu concretizar o seu intento, estando solidariamente com a aniversariante naquele dia e sempre, nomeadamente no apoio ao pagamento da renda da sede, porta e janela abertas do seu Concelho em Lisboa, divulgando as suas origens na capital do país e pelo mundo fora, iria acontecer com Penacova a viajar por terras de Espanha.

A Casa do Concelho de Penacova, como aniversariante, recebeu prendas da parte das associações presentes.

A celebração deste aniversário, tal como aconteceu nos anteriores, decorreu com grande sentido de amizade, admiração e respeito entre todos os regionalistas presentes, casando alegria, reconhecimento de mérito e votos de sucesso futuro. Na troca de palavras, nos passos de dança, nos cânticos entoados em conjunto, viveu-se um espírito de grupo, uma comunhão de ideais e de percurso comum entre todos os presentes.

Enfim, mais um dia histórico e uma folha que se vira na vida desta Casa de Concelho. Dele ficam os relatos em texto, em fotos e em vídeos e a esperança de que o mesmo se venha a repetir no futuro, por muitas vezes.


Texto originalmente publicado em A Comarca de Arganil de 28.06.2018 (edição impressa) 




Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.