CULTURA - Região de Coimbra unida para organizar evento pioneiro Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CULTURA - Região de Coimbra unida para organizar evento pioneiro




Pela primeira vez, os municípios da região reuniram-se para, em articulação, organizar uma programação cultural e patrimonial que deverá “catapultar” a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. “Coimbra Região de Cultura” é o mote de um projeto que vai passar por 19 municípios e apresentará mais de 150 espetáculos, prometendo deixar “marcas” nos movimentos artístico e turístico do Centro.

Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. Todos estes concelhos serão palco do vasto programa, que mistura teatro, música e dança, num evento absolutamente inédito organizada em rede pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC).




O Fado e a Música de Coimbra terão especial destaque na programação, sendo que o vasto conjunto de propostas artísticas já teve início e deverá prolongar-se até 2019, deslocando-se a locais como o os castelos de Penela e Montemor, até ao Convento São Francisco ou Museu PO.RO.S.

Os espetáculos terão como pano de fundo dezenas de espaços culturais e museológicos, e centros históricos do território, de forma a dinamizar as estruturas locais e alavancar a dimensão turística destes bens patrimoniais.

O programa será dividido em três ciclos. O primeiro, festival itinerante sob o título “Espírito do Lugar”, inclui cerca de 90 concertos, performances e visitas guiadas, enquanto o Programa “Música de Coimbra”, o segundo, oferece 35 espetáculos de fado. O terceiro e último, “Coimbra em Rede”, integra cerca de 25 atividades de música, dança e performances em todos os municípios da CIM.

“É a primeira vez que se realiza uma programação em rede, com todos os municípios da comunidade intermunicipal. Será um momento importante para a região, que desbrava caminho e facilita a realização de eventos comuns”, explicou Jorge Brito, secretário executivo da CIM RC e um dos principais dinamizadores da organização.

Na sessão solene, antecedida de diversos momentos musicais na zona histórica da cidade, João Ataíde, presidente da CIM RC e autarca da Figueira da Foz, Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, e Ana Abrunhosa, destacaram os méritos da difícil articulação, que obrigou ao esforço de todos os intervenientes.

Todo o programa poderá ser consultado no sítio eletrónico e página de Facebook do evento.


Bernardo Neto Parra – Diário As Beiras



Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.