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DECO - Turismo sénior, oportunidades e benefícios…



O envelhecimento faz parte do ciclo da vida e porque não fazê-lo de uma forma ativa, aproveitando para viajar? Existem diversas ofertas turísticas para os consumidores seniores.

O programa de turismo sénior é uma iniciativa governamental e dirige-se a todos os cidadãos portugueses com mais de 60 anos.

Tem como missão disponibilizar aos consumidores desta faixa etária férias organizadas, com vários destinos, atividades culturais e recreativas, cujo pagamento depende do rendimento mensal dos participantes.

Existe também o programa saúde e termalismo sénior, que proporciona acesso a tratamentos termais em estâncias nacionais, bem como, atividades culturais e recreativas.




Paralelemente a estes programas, saiba que existem empreendimentos turísticos com promoções específicas para seniores, beneficiando ainda de redução de preços na maior parte dos museus, monumentos e sítios históricos, cinemas e teatros.
Viajar é mesmo para todos e uma condição física limitada não poderá constituir um entrave.

Nos aeroportos ou a bordo do avião, os consumidores com mobilidade reduzida têm direito a receber assistência. A ANA Aeroportos de Portugal dispõe do serviço My Way. O serviço deverá ser requisitado aquando da reserva da viagem ou até 48horas antes da partida do voo. Tem direito a assistência pessoal e de bagagem.
Caso tenha de usar cadeira de rodas, poderá utilizar a sua, tendo de fazer um pré-aviso de 48h, informando o tipo de cadeira e bateria.

Caso seja uma situação pontual e dadas as distâncias dentro do aeroporto, saiba que poderá fazer um pedido aquando da reserva para ter acesso a este equipamento e ser-lhe-á disponibilizado no check-in.

No transporte ferroviário, as companhias e os chefes de estação têm de garantir acesso não discriminatório e as reservas de bilhetes não podem implicar qualquer custo extra.

A CP – Comboios de Portugal criou o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM), gratuito, que deverá ser solicitado com 48h de antecedência. Poderá aceder a assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque, obter informações e ajuda na planificação da viagem, bem como, saber que estações prestam este serviço.

Fazer um seguro de viagem será uma mais-valia, pois em caso de doença ou acidente, um seguro poderá ser útil, pois pagará indemnizações por morte ou invalidez, garante assistência médica e responsabilidade por danos a terceiros.
Caso tenha dúvidas ou conflitos não hesite em contactar-nos.


Tânia Santana - DECO Centro


Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.


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