FERIADO MUNICIPAL - Dia do Município reforçou ação dos bombeiros e sapadores florestais Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FERIADO MUNICIPAL - Dia do Município reforçou ação dos bombeiros e sapadores florestais


A recente aprovação do concurso público para a empreitada de beneficiação do IP3 por parte do Governo mereceu o principal destaque do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, na abertura da cerimónia do feriado municipal de Penacova.

O governante confidenciou, em discurso direto, que faz “muitas vezes o IP3 e sinto vergonha de ainda termos uma estrada como esta”. O responsável referiu-se depois à necessidade de aprovar os Planos Regionais de Ordenamento Florestal porque, disse, “não podemos continuar a ter manchas contínuas de floresta, sem a compartimentarmos”.

Neste contexto, o secretário de Estado garantiu que “em Penacova fizeram-se as infraestruturas da rede primária de proteção da floresta e a limpeza”.



Por sua vez, o presidente da câmara, Humberto Oliveira, evocou o penacovense António José de Almeida, assinalando os 152 anos do seu nascimento e “a pouco mais de um ano dos 100 anos da sua eleição como Presidente da República”.

O Dia do Município assinalou outro centenário, que é a existência da Pérgola Raul Lino, famoso local de miradouro para o vale do rio Mondego a partir da encosta onde se encontra a Câmara Municipal.

Numa perspetiva de futuro, Humberto Oliveira destacou o “projeto de aproveitamento do recurso do vento” que a empresa EDP Renováveis está a empreender no concelho, embora o próprio autarca tenha reconhecido que “as negociações ainda não estão definitivamente concluídas”. A conclusão do processo vai implicar um “protocolo de gestão de combustível” na zona ocupada pela EDP Renováveis, bem como “protocolo de compensação pela construção do parque eólico”.

Prevenção e combate aos incêndios florestais

Humberto Oliveira garante que “a prevenção de fogos florestais é, e terá de ser, prioridade na ação política”, incluindo neste contexto o protocolo assinado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários que confere “estabilidade de receita” da instituição que, no mandato anterior, “ultrapassou os 500 mil euros”.

Quanto a investimento público, o autarca adiantou que há “investimentos de valor relevante”, como é o caso da requalificação do Parque Municipal/Ténis. Está ainda em fase de arranque a intervenção de saneamento em Chelo, Chelinho e Telhado, assim como o concurso público para intervenção no Museu do Mosteiro do Lorvão.

Como forma de incluir os 207 funcionários da autarquia na cerimónia, foram homenageados três colaboradores: Georgina Oliveira e Rui Carvalho da Silva (25 anos de serviço) e Joaquim Rodrigues (aposentado no último ano).

Cheque de 90 mil euros para “soldados da paz”


Um protocolo assinado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova vai representar a transferência anual de cerca de 90 mil euros por parte da autarquia. O presidente da instituição esclareceu que 60 mil euros do total será para despesas correntes e 30 mil para investimento e aquisição de equipamento de proteção civil. Nesse âmbito deverá chegar, no início de setembro próximo, uma viatura de emergência médica pré-hospitalar para reforçar a frota deste tipo de viaturas. Vai custar 75 mil euros sem comparticipação do Estado. Entretanto, Paulo Almeida Dias lamentou a indisponibilidade demonstrada pelo INEM para substituir a ambulância adstrita aos bombeiros, que já contabiliza 700 mil quilómetros.

Sapadores florestais em fase de constituição

Cinco elementos de uma nova equipa de sapadores florestais (quatro homens e uma mulher) assinaram ontem contrato de trabalho com a câmara municipal, de forma a assumir funções, o que só deverá acontecer em janeiro de 2019. É que ainda não têm formação adequada, que só será possível após um curso de formação especializada de 120 horas. Entretanto, também ontem, foi apresentada uma nova viatura, adequada à tarefa de limpeza de mato e prevenção de incêndios, adquirida pelo Município de Penacova, por um valor de 70 mil euros, já com equipamento. Vai operar na área do Bussaco


António Rosado - Diário As Beiras


Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.