FESTAS DO MUNICÍPIO - Cartaz eclético celebra festas de Penacova Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FESTAS DO MUNICÍPIO - Cartaz eclético celebra festas de Penacova



Em 2010 foi dado o pontapé de saída para as festas que, pese embora a curta idade. estão já enraizadas na comunidade. E são milhares os munícipes que, por altura do feriado municipal, rumam ao Parque Verde António Marques, em Penacova, para assistir aos espectáculos e usufruir de tudo aquilo que o espaço tem para a oferecer, em particular a gastronomia pelas muitas tasquinhas instaladas no local. Resumidamente, são quatro dias de festa, a que se junta o Dia do Município, que agitam o concelho de Penacova. Será de sexta a terça-feira, com um cartaz eclético de artistas.

Comecemos pelas bandas e artistas que atraem milhares de pessoas ao Parque Verde. Os RED têm honras de abertura, Ruizinho de Penacova encerra. Pelo meio há muito para assistir, como Amor Electro, que podem ser considerados os cabeças de cartaz das festas, ou o popular Emanuel. A festa também se faz com a prata da casa, havendo a destacar a dupla Mickael & Steven, a Big band + Vox et Communio e o DJ Nuka. O cartaz integra ainda DJ Ice, RMusic, Oscar.DJ e Grupo Original. 

São, ao todo, 12 actuações previstas, entre sexta e segunda-feira, sendo que a terça-feira vai ser exclusivamente destinada às comemorações do Dia do Município que em Penacova representa a homenagem a António José de Almeida, Presidente da República entre 1919 e 1923.




Ontem, na apresentação das festas, o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, acentuou o valor «simbólico» das entradas, com preços que variam entre os três e os cinco euros, havendo packs especiais para famílias. Destacou igualmente que os 10% das entradas que habitualmente são doados aos Bombeiros Voluntários de Penacova vão manter-se este ano, sendo esta mais uma forma de auxiliar a corporação local.

Entre empresas, instituições e tasquinhas, o recinto vai estar “vestido” com 52 expositores, mantendo a configuração testada, «com sucesso», segundo Humberto Oliveira, no ano passado, altura em que se apostou numa nova localização do palco e numa outra disposição dos expositores. Contas feitas à edição de 2017, passaram pelo Parque Verde cerca de 12 mil pessoas, com uma receita de bilheteira a rondar os 30 mil euros, dos quais 10% reverteram para os bombeiros. É pelo menos isso que a organização conta alcançar este ano com a festa que vai custar cerca de 80 mil euros e começa na sexta e termina na segunda-feira, fazendo entrar o Dia do Município, que se celebra terça-feira muito ancorado no número 100: os 100 anos da Pérgola Raul Lino, que se assinalam este ano, os 100 anos sobre a eleição de António José de Almeida como Presidente da República, que se assinalam em 2019 com o «pontapé de saída» das comemorações a ser dado no feriado.

Com sessão solene agendada para as 10h00, o Dia do Município vai contar com a presença de comitivas das cidades geminadas de Point Saint Espirit e Cistierna, estando ainda prevista a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e os Bombeiros de Penacova e a homenagem aos funcionários que completam 25 anos ao serviço do município. «Gostaríamos que este fosse o pontapé de saída para as comemorações dos 100 anos da eleição de António José de Almeida, algo que queremos destacar nos nossos eventos e nas nossas iniciativas», afirmou Humberto Oliveira. Pelas 16h00 decorre a comemoração oficial do centenário da Pergola Raúl Lino, com uma recriação histórica e o descerramento de uma placa comemorativa.

Margaridas Alvarinhas – Diário de Coimbra





Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.