Últimas Notícias

PENACOVA recebeu encontro etnográfico da “Rota da Estrada nacional 2”



Através da agora designada “Rota Estrada Nacional 2”– uma via que atravessa 30 concelhos portugueses de Faro a Chaves – o povo de Penacova ficou ontem a conhecer algumas das tradições etnográficas de vários pontos do país.




Com a presença de grupos de cantares e folclóricos de Vila Pouca de Aguiar, Cernache de Bonjardim, Travanca do Mondego (Penacova) e Viana do Alentejo – localidades atravessadas pela EN2 – decorreu, ontem à tarde, um encontro de música tradicional, que teve lugar na Pérgola Raúl Lino, uma varanda debruçada sobre o rio Mondego, construída há um século, ao lado do atual edifício dos Paços do Concelho.

Uma centena de participantes

O encontro começou logo ao almoço, numa refeição que serviu de convívio entre os cerca de 100 participantes, representantes dos vários grupos presentes. O vice-presidente da autarquia, João Azadinho, destacou a riqueza que representa os hábitos e costumes dos habitantes das três dezenas de concelhos atravessados pela EN2, num comprimento total de 738,5 quilómetros, representando um “espírito de comunhão”.

Este encontro teve lugar em simultâneo com a última etapa do Grande Prémio de Portugal Nacional 2 (GPPN2) em ciclismo, que decorreu de 18 a 22 de julho, ligando Chaves a Faro ao longo do percurso da EN2, passando, naturalmente, por Penacova. O evento desportivo contou com o apoio governamental, com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a comparecer na apresentação, ainda no mês passado.

Texto António Rosado (Diário As Beiras), Foto Jorge Neves




Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.