GASTRONOMIA - “Mesa da Bairrada ao Mondego” em contagem decrescente para vencer “7 Maravilhas à Mesa” Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GASTRONOMIA - “Mesa da Bairrada ao Mondego” em contagem decrescente para vencer “7 Maravilhas à Mesa”



A mesa que abraça todo um território composto pelos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova está na final das “7 Maravilhas à Mesa”.

É uma das 14 mesas finalistas do concurso 7 Maravilhas a Mesa, depois da gala televisiva que ocorreu a 5 de agosto.

Da Bairrada ao Mondego” quer agora fazer parte das sete mesas eleitas como as melhores de Portugal. Para isso, as votações reabrem amanhã, 9 de setembro, e decorrem até 16 de setembro, dia da gala final do concurso televisivo da RTP, que terá lugar em Albufeira.

Depois de ultrapassar todas as etapas até à final do concurso, “a Mesa da Bairrada ao Mondego agradece o esforço de todos os parceiros envolvidos nesta candidatura”.

Esta é uma iniciativa da AD ELOAssociação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego que pretende mostrar que “unidos somos mais fortes” e que todos os agentes e entidades dos municípios envolvidos têm muito a ganhar a partir desta candidatura assente nas melhores referências gastronómicas e patrimoniais do território que, como é óbvio, não se esgotam nos sete patrimónios apresentados.

Da lampreia ao leitão à Bairrada

A Mesa da Bairrada ao Mondego está a apresentar os seguintes produtos a concurso: Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).

Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis-Hotel Palace do Bussaco. O padrinho da mesa é o músico de Coimbra André Sardet.

O número de telefone para votar é o mesmo: 760 10 70 15 (custo de chamada de 0,60€ + IVA).

A Região de Coimbra, candidata a “Região Europeia da Gastronomia 2021”, teve “apenas” 3 mesas entre as 49 pré-finalistas do 7 Maravilhas à Mesa.

A Mesa das Terras da Chanfana, um trabalho conjunto dos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares,  também está apurada para a final marcada para o dia 14 de setembro.
A “Mesa da Beira Serra”, que pretendia demonstrar a diversidade e a excelência da oferta de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, ficou pelo caminho.

As Galas são apresentadas na RTP, como habitualmente nas eleições 7 Maravilhas, por Catarina Furtado e José Carlos Malato.




Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.