MANIFESTA'18 - Penacova recebe debate sobre Desenvolvimento e Acção Local Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MANIFESTA'18 - Penacova recebe debate sobre Desenvolvimento e Acção Local



A 12ª edição da MANIFesta  – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local – realiza-se este ano em Penacova, Coimbra, de 19 a 21 de outubro. Iniciativa bianual da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, o evento tem nesta edição o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Sob o lema “O desenvolvimento é ação local”, a MANIFesta 2018 compreende um conjunto de debates, logo na sexta-feira, dia 19, no Centro Cultural da Penacova, ocasião em que diversos especialistas se reúnem à volta de temas como a “Economia Social e solidária e o Desenvolvimento Local”, com enfoque na relação da economia social com inovação social e com as empresas sociais, mas também sobre os Desafios e Oportunidades das ”Politicas de Ordenamento e Coesão do Território”, onde será apresentadas as linhas gerais do próximo Quadro Comunitário, estratégias de valorização regional e as politicas de revitalização e reordenamento florestal . Nesse dia à tarde é exibido o documentário “Amanhã”, seguindo-se debates em grupos de trabalho sobre Cidadania e Educação, Ambiente e Floresta e Economia Social.

O programa do MANIFesta inclui ainda visita a fábrica de Cerveja Artesanal, Jantar Comunitário ou a tradição da “Barrela de Roupa à Moda Antiga”. No sábado, dia 20, ainda durante a manhã prosseguem os painéis que vão refletir sobre o “Impacto dos Incêndios nos Territórios do Interior” e serão apresentados os resultados do processo de animação territorial”. Ao final da manhã de sábado reúne-se a Assembleia XII MANIFesta, de onde se espera que saiam ideias e propostas para o futuro. Do programa fazem ainda parte uma oficina sobre “Os saberes do Linho” e o workshop “Broa com degustação e Contos de História da Aldeia do Lorvão”.

Na manhã de domingo, 21, o programa do MANIFesta’18 inclui o Trail Conhecer Penacova bem como o lançamento do Dia Municipal para a Igualdade, terminando com uma recriação histórica sobre “Lorvão, glória da Ordem de Cister”.

As inscrições nesta edição do MANIFesta’18 são gratuitas e decorrem em https://goo.gl/forms/BdrHMmd0KGKku1Mk2 .  Os participantes têm entrada livre nas diversas atividades do programa, que é coorganizada pela ANIMAR, pelo município de Penacova e a União de Freguesias de Friúmes e Paradela.

Contactos: Marco Domingues, Presidente da Direção  (animar@animar-dl.pt |Tel. 219 527 450 | 917970214)

Consulte o Programa AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.