PENACOVA convida para a Feira do Mel e do Campo com ultra trail e “Roteiro dos Aristas” Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PENACOVA convida para a Feira do Mel e do Campo com ultra trail e “Roteiro dos Aristas”



Um verdadeiro desafio se coloca, a partir da próxima semana, aos turistas e mesmo aos residentes do concelho de Penacova, como incentivo à prática desportiva, aproveitando as paisagens do concelho.

Estão a ser instaladas – uma a uma, nas áreas naturais mais bonitas – letras gigantes da palavra PENACOVA, para que os turistas possam percorrer o mapa do território e colecioná-las através de fotos colocadas depois num “passaporte” virtual ou em papel.

Trata-se do projeto 1º Roteiro dos Aristas, recuperando os caminhos que as pessoas faziam pelo concelho há um século, “aproveitando os bons ares destas paragens”.

Ontem, o presidente da câmara, Humberto Oliveira, levantou a ponta do véu sobre este novo roteiro, que será completamente explicado dentro de uma semana, no decorrer da Feira do Mel e do Campo, que terá lugar de 9 a 11 de novembro, no Parque Verde António Marques, situado na vila (junto ao quartel dos bombeiros).

Depois de um ano de interregno, depois dos incêndios florestais, o certame regressa neste mês de novembro, numa oportunidade que será aproveitada para homenagear o Clube de Pesca Desportiva de Penacova, que acaba de se consagrar campeão nacional da modalidade.

Aposta nos trilhos da serra

Também na tarde de sábado, dia 10, terá lugar um encontro de voluntários que se têm dedicado a abrir e manter os trilhos de trail running do concelho, 
proporcionando mesmo a realização de uma grande prova no domingo, dia 11, que é o Penacova Trail do Centro, organizado pelo especialista Carlos Sá. O próprio explicou que se trata da 2.ª edição, com a esperada participação de cerca de 800 atletas, quase todos amadores, que podem optar por uma caminhada de sete quilómetros, ou trails (curto 17km; longo-25 km, ultra-42 km). O valor das inscrições reverte para os bombeiros Voluntários de Penacova. 

A feira tem ainda uma vertente de negócios, com cerca de 30 expositores presentes – quatro deles são bares e restaurantes – incluindo três oriundos do município espanhol da cidade geminada de Cistierna.

Atendendo a que a edição deste ano da Feira do Mel e do Campo reforçou as condições do recinto e fez contratações de artistas como o Avô Cantigas, Berg, Sons do Minho, e Ruizinho de Penacova, o orçamento subiu para 70 mil euros.


António Rosado – Diário As Beiras




Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.