FESTIVAL DO MEL E DO CAMPO apresentado ontem em Penacova "com bom ar" Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FESTIVAL DO MEL E DO CAMPO apresentado ontem em Penacova "com bom ar"



"Dinamizar os recursos endógenos e a economia local, através dos expositores aqui presentes, bem como por todos os colaboradores, pretendemos também que, com este evento, possamos ir ao encontro da tradição gastronómica do concelho, onde pontifica também o mel», disse Humberto Oliveira. Estas foram as palavras do presidente da Câmara Municipal de Penacova na apresentação da Feira do Mel e do Campo, após o agradecimento público das presenças de Pedro Machado (presidente Turismo de Centro de Portugal), José Brito (vice-presidente da CIM Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra), Jorge Brito (secretário-executivo da CIM Região de Coimbra), bem como de vereadores de autarquias vizinhas.

Humberto Oliveira fez questão de referir que, além do mel e seus derivados, os expositores comercializam, no Parque Verde António Marquês, «alguns dos melhores produtos deste município, como a cerveja artesanal "Beira Alva", ervas aromáticas, fruta biológica, fumeiro tradicional, pão caseiro e frutos secos».

A Festa do Mel e do Campo som o pode constitui-se como «cartaz gastronómico de excelência no contexto da oferta turística no nosso território e região», sublinhou o autarca penacovense, enaltecendo «o esforço das gentes locais para que esse cenário tenha visibilidade, assim como o trabalho e abnegação desenvolvido pela CIM Região de Coimbra, Região Turismo do Centro».

Para este factor diferenciador também contribuiu, em grande escala, a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO) e Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e Afropinhal (DUECEIRA) pelas recentes vitórias alcançadas nas "7 Maravilhas à Mesa".

O visitante pode degustar uma variedade de manjares que vão desde produtos de fumeiro ao cabrito assado, peixe do rio, tortas, queijos, sopas, bolas e doçaria conventual e tradicional, onde haverá espaço para os produtos da terra e animação musical.

Humberto Oliveira voltou ontem a destacar o lançamento da nova imagem de "marca" do município, denominada "Penacova tem bom ar".

Esta é uma marca que remonta «ao início do século XX, em que Penacova era urna das localidades mais procuradas de Portugal pela qualidade do seu ar, tendo esses visitantes ficado conhecidos por "aristas"». Município de Penacova tem bom ar e a Feira do Mel e do Campo permite "oxigenar" os sentidos até amanhã

Volvidos 100 anos desta "oxigenação" e que levou a Penacova muitas pessoas provenientes dos quatro cantos de Portugal e além-fronteiras, a Câmara Municipal tem previsto para hoje a apresentação do "Roteiro do Arista", que inclui urna selecção de oito locais do concelho com impor-tapeia na área do turismo, tantos quantas as letras que formam a palavra "Penacova” adiantou Humberto Oliveira.

A cerimónia, que contou com discursos de Pedro Machado e José Brito, finalizou com o brinde de honra «Beira Alva», uma cerveja artesanal, acompanhado peia Doçaria Conventual de Lorvão com as suas afamadas iguarias.

Depois de terem brilhado ontem As Band e DJ Nuka, está prevista para hoje a actuação de Berg e da DJ Rita Mendes, enquanto amanhã, actuam o Avô Cantigas, Ruizinho de Penacova e Sons do Minho.

Os membros da Casa do Concelho de Penacova em Lisboa participam no magusto oferecido pela autarquia. Antes terá lugar o Penacova Trai do Centro com provas de Trail Ultra (42 km), Trai Longo (25 km) e Trail Curto ((17 km) e uma caminhada solidária de sete quilómetros, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Todas as provas começam junto dos Paços do Concelho, às 09h00.

Carlos Sousa - Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.