MUNICÍPIO DE PENACOVA participa, em França, na Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MUNICÍPIO DE PENACOVA participa, em França, na Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício



O Município de Penacova participou este fim-de-semana na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França. Nas comemorações da assinatura do Armistício, participaram ainda as cidades de Haverill (Inglaterra), Egelbach (Alemanha) e Ovada (Itália), naquela que foi uma cerimónia evocativa da paz e do projeto europeu.

Ricardo Simões, vereador do Desporto e da Juventude, representou o município de Penacova nesta deslocação a França, fazendo-se acompanhar pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”. As cerimónias, presididas por Roger Castillon, maire de Pont-Saint-Esprit, tiveram início com a celebração de uma missa em honra dos militares que pereceram na I Guerra Mundial, a que se seguiu uma parada pelo centro da cidade que terminou junto ao Monumento dos Mortos pela França, local onde tiveram lugar as cerimónias protocolares e a deposição de uma coroa de flores oferecida pelo município de Penacova.

Após esta cerimónia, os jardins da Mairie, foram o palco de um momento de grande simbolismo, a plantação de uma oliveira, a Árvore da Paz. Foi, neste local, que Ricardo Simões, em representação do município de Penacova, vila geminada Pont-Saint-Esprit, há 19 anos, tomou a palavra, destacando os valores da paz e assinalando a responsabilidade de todos os povos na sua manutenção e propagação. O vereador do Município de Penacova deixou ainda o desafio às instituições para que, no dia a dia, deem o exemplo aos seus cidadãos de forma, “a erradicar de vez com as formas astutas de guerra”, que comprometem os esforços que os antepassados empreenderam.

Esta cerimónia, foi ainda marcada pela música e, pelo grupo Cantar “Travanca do Mondego”, que se deslocou a França a convite da autarquia. No âmbito desta deslocação, o grupo penacovense, teve ainda oportunidade de atuar durante o jantar de boas-vindas às vilas e cidades geminadas e, para o público local, num restaurante/pub na noite de sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.