Últimas Notícias


Inauguração de novo espaço marcou aniversário

No dia 10 de Fevereiro corrente, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penacova, ao celebrar 26 anos de existência, inaugurou novo espaço, que assim vem fortalecer e dinamizar as instalações já existentes e ao mesmo tempo homenageou, personagens e atletas ligadas ao clube-sede, como a equipa de futebol feminino, Jorge Theriaga, Edgar Vidal e equipa feminina de Rugby, com os galardões da «Barca Serrana», que foram entregues durante o almoço realizado na Quinta Vale Pousado (Aveleira-Lorvão- Penacova) e que reuniu cerca de 200 convivas, incluindo 14 Núcleos representados: Arganil, Brasfemes, Estarreja, Ílhavo, Lousã, Mangualde Miranda do Corvo, Mondego, Oliveira de Azeméis, Pereira do Campo, Póvoa de Lanhoso, Santa Comba Dão, S. Bernardo (Aveiro) e S. João da Madeira.
As cerimónias iniciaram-se com as boas-vindas dadas no salão nobre da Câmara Municipal de Penacova, sob a presidência do vice-presidente, Dr. João Azadinho, em cujas palavras que proferiu realçou o papel que o Núcleo Sportinguista de Penacova tem tido ao longo destes anos, uma das associações com grande vitalidade, dadas as iniciativas que vai fazendo no concelho. Salientando as obras feitas na sede, «que são feitas com os pés bem assentes no chão», não deixou de dizer que é uma associação que «representa bem Penacova onde quer que se desloque».
Depois de Jorge Theriagh e Edgar Vidal, antigos atletas do clube-sede, realçarem as boas práticas desportivas que o Clube promove e desenvolve e felicitarem o Núcleo por mais um aniversário, foi Paulo Dias, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penacova, a enaltecer as boas relações de amizade que sempre envolveram as duas associações, sendo o Núcleo de Penacova «o espelho do empenho, dedicação e organização para todos aqueles que estão dentro do Associativismo» e tudo o que faz, «é bom para os sócios, para a comunidade, mostrando que estão vivos».
Inauguração do novo espaço
Concluída a sessão realizada na Câmara Municipal, todos se dirigiram para a sede do Núcleo, onde foi descerrada placa que marcará o acon­tecimento, onde se lê: «Novo Espaço da Sede do Núcleo – Inaugurado pelo Dr. Francisco Rodrigues dos Santos, Vogal do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal». Registe-se, como curiosidade, que o Dr. Francisco Santos é neto do dedicado oliveirense, Prof. Francisco Martins, que também à vida associativa de Nogueira do Cravo tem dado o seu melhor.
O Presidente deixou o apelo
Durante o almoço, diversas intervenções se fizerem ouvir, uma das principais foi a do presidente do Núcleo, José Carlos Almeida, que em breves palavras deixou saudações para todos, vincando os 26 anos já percorridos e que estando a aproximar-se uma data importante, que é a do dia 23 de Março, em que pelas 21 horas, o Núcleo vai reunir em assembleia geral, não só para discutir e aprovar as contas de 2018, bem como a eleição de novos corpos sociais, que embora se «tenha cami­nhado bem neste percurso de duas décadas e meia, apesar de não haver já alguma força», lembrou que é necessário aparecer mais que uma lista para sufrágio, a fim de que «haja novas pessoas que prossigam nesta caminhada». Não esquecendo o apoio que tem recebido dos sócios, corpos sociais e sobretudo da Câmara, já que o Sporting «é uma instituição completa não só no futebol mas sim noutras modalidades». Não olvidou a presença do empresário Fernando Tavares Pereira, que ao longo dos anos tem sido um bom amigo do Núcleo, que também foi gratificado com uma lembrança.
Distribuídas lembranças a entidades, autarquias e núcleos presentes, com palavras amistosas do presidente da assembleia geral, Alípio Oliveira, o presidente da Junta de Freguesia de Lorvão, Alípio Rui Batista, também relevou o papel que o Núcleo Sportinguista tem desenvolvido, enquanto o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Eng. Pedro Coimbra, embora não sendo da mesma cor clubística, não deixou de confessar que o Núcleo do Sporting de Penacova «é um exemplo do trabalho e dedicação, espelho das pessoas que compõem os corpos sociais e ao longo dos 26 anos deram tudo pelo Núcleo», referiu que o Município «conhece e reconhece a sua missão em apoiar, a fim de que as associações se tornem dinâmicas, enobrecendo assim o nome de Penacova».
Houve memória e pesar
O Dr. Francisco Rodrigues dos Santos, vogal do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, responsável pelos Núcleos, não deixou de recordar o grande jogador e treinador leonino, que foi Fernando Peres, que tendo falecido recentemente, pediu um minuto de silêncio em sua memória, sendo aproveitado também o gesto para englobar sócios e dirigentes do Núcleo que já não se encontram entre nós. Deixou algumas notas sobre o Regulamento que foi criado para a venda especial de bilhetes para os Núcleos e anunciou que o Sporting Clube de Portugal está e investir na Índia e em Macau. E terminou dizendo que «cada leão que cairá, outro se levantará»

José Travassos de Vasconcelos – A Comarca de Arganil

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.