25 DE ABRIL - Humberto Oliveira salienta "boas contas" do município que lidera Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25 DE ABRIL - Humberto Oliveira salienta "boas contas" do município que lidera

O 25 de abril foi celebrado em Penacova logo pela manhã com o hastear da bandeira ao som do hino nacional, bem como a colocação de flores junto ao busto de António José de Almeida. O tempo chuvoso que se fez sentir não foi convidativo para a permanência na rua e acabou por ser à margem das comemorações que Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, destacou a aprovação em reunião do executivo do Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município relativo ao ano económico de 2018, com um saldo de gerência de mais de um milhão de euros.


De acordo com Humberto Oliveira, “2018 foi mais um ano em que foi prosseguida a estratégia de apoiar as pessoas e as instituições”. A lembrar, quando em 2009 o atual executivo municipal tomou posse, “existia uma dívida de quase três milhões de euros, o que prejudicou os anos seguintes, uma vez que se tornou premente honrar esses compromissos com os fornecedores”. Feito esse esforço, em 2012 as contas foram estabilizadas. Surgiu, no entanto, a tão conhecida crise financeira, com a entrada da Troika em Portugal. “A opção do município foi de intervenção na sociedade através de mais investimentos, para que fosse possível minimizar socialmente o impacto da crise”, afirma o edil.

Humberto Oliveira lembra algumas das medidas tomadas: ”o apoio à natalidade, o aumento do número de bolsas de estudo, a oferta de livros escolares e a Escola de Artes. Mas também a Biblioteca Municipal e as Piscinas Municipais que hoje prestam um verdadeiro serviço público, com horários alargados, para que todas as faixas etárias tenham possibilidade de utilizar os serviços ali prestados”.

Na mesma ocasião, João Azadinho, vice-presidente do Município, enfatiza também a área da Cultura: “na fase de contenção financeira em Portugal, também as associações culturais e desportivas passaram por sérias dificuldades e foi importante apoiá-las, reconhecendo a sua importância junto das populações. Com a criação de regulamentos, a autarquia esteve sempre ao lado dessas coletividades quer no apoio aos investimentos, quer nas suas atividades, permitindo não só a sua sustentabilidade, como na maioria dos casos, o seu crescimento”.

Volvidos vários anos, há um diferente panorama no que respeita à proximidade aos cidadãos, tendo sido tomadas medidas importantes. Hoje há freguesias com postos de atendimento ao cidadão, a Câmara Municipal aumentou o volume de transferências de verbas, defendendo políticas de descentralização, entendendo que estas “beneficiam as populações”.

Como sublinha Humberto Oliveira, “há uma década, Penacova não era uma referência turística, apesar de todos reconhecerem as suas potencialidades. Foi importante recuperar esse tempo perdido, com a aposta na promoção do território, na gastronomia, no património, nas personalidades do Concelho”. O edil considera que “hoje há um orgulho consistente nas duas praias fluviais com bandeira azul – o Reconquinho e o Vimieiro – que obrigam a um investimento anual elevado, mas que permite que muita gente visite Penacova, que coma e durma no Concelho. Os caminhos do Bussaco, os percursos Pedestres, o Centro de Trail Carlos Sá e o Centro de BTT são mais alguns exemplos de investimentos feitos e que obrigam a uma manutenção quase diária, mas importante para mantermos a qualidade na oferta a quem nos visita e aos nossos munícipes”.

Neste último ano, lembra o autarca, “fez-se também um maior apoio nos serviços de proteção civil, contribuindo para o excelente trabalho dos nossos bombeiros e com a constituição de uma equipa de sapadores florestais”.

De acordo com Humberto Oliveira, “para tudo isto foi também importante estabilizar o quadro de pessoal do município e, através do programa dos precários, foram resolvidas questões de muitos anos e feita justiça em termos profissionais, permitindo acautelar o futuro da Entidade em termos de estabilização de mapa de pessoal”.

Neste momento, o Município de Penacova conta com várias obras em curso, das quais se destacam o saneamento em Chelo, Chelinho e Telhado e a requalificação do Parque Municipal/Ténis.

Nos últimos dez anos, procedeu-se à regeneração urbana de Penacova, à reconversão da antiga Escola Primária do Largo no Tribunal de Penacova, à reabilitação do Restaurante Panorâmico e Restaurante as Piscinas, às Pavimentações na Aveleira, Roxo e Carapinheira, São Mamede e Carvalho, Lourinhal, Vale das Éguas, à reabilitação do Pontão de Vila Nova e à instalação de luminárias LED na iluminação pública, entre muitas mais obras de relevo e impacto no Concelho.

Como assegura Humberto Oliveira, “arrancarão durante o presente mandato as obras do Centro Educativo de Figueira de Lorvão, do Centro Interpretativo do Mosteiro De Lorvão, a Ampliação dos Parques Empresariais, o Abastecimento de água a Sazes e Midões, o Saneamento no Silveirinho, Carvoeira e Figueira Lorvão, as Pavimentações da Estrada de Carvalho aos Cinco Caminhos, dos Cincos Caminhos a Vale da Formiga e Prolongamento da Ecopista do Dão.”

Para finalizar, o presidente da autarquia penacovense refere que este também é o momento de pensar o futuro. “A descentralização de competências do poder central para as autarquias, as já recebidas e as que vamos receber nos próximos anos, fazem com que as autarquias tenham de reformular e repensar as suas políticas. É este o próximo desafio do município nos próximos meses e anos, para assim, de forma serena e organizada prepararmos o futuro de Penacova e dos Penacovenses”.

Humberto Oliveira remata dizendo que “continuamos assim a acreditar em Penacova, nas suas pessoas e nas suas instituições. Tem sido assim nos últimos dez anos, o que levou a que por duas vezes os cidadãos livremente renovassem a confiança no caminho que tem sido traçado”.




Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.