AMBIENTE - Book in Loop vai plantar uma árvore por cada compra realizada na plataforma Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AMBIENTE - Book in Loop vai plantar uma árvore por cada compra realizada na plataforma



Reutilizar livros e promover hábitos de consumo sustentável junto das famílias portuguesas são os objetivos da Book in Loop, que, no último ano, evitou a produção desnecessária de mais de 100 mil livros. Agora, a plataforma de compra e venda de manuais escolares em segunda mão quer ir ainda mais longe e, pensando na sustentabilidade das florestas, vai plantar uma árvore por cada compra realizada na livraria online.

Além da despesa que representam a cada novo ano letivo, os manuais escolares simbolizam também um grande prejuízo para a atmosfera, tendo em conta a quantidade de árvores abatidas para produzir papel. Por este motivo, e ciente dos 23.000 hectares de floresta que já arderam desde o início do ano, a Book in Loop decidiu arregaçar as mangas e pretende plantar 5.000 pinheiros mansos.

Temos consciência da enorme quantidade de árvores que todos os anos são abatidas para fabricar livros. Com a Book in Loop, procuramos que as pessoas reutilizem cada vez mais, para que esse número diminua, mas sabemos que isso só por si não é suficiente e que vamos sempre precisar de novos manuais, então, queremos contribuir ainda mais para as nossas florestas, protegê-las e fazê-las crescer. Este ano, vamos plantar uma árvore por cada compra realizada na nossa plataforma”, refere Manuel Tovar, cofundador da Book in Loop.

A par desta ação, a startup de Coimbra continua a incentivar à reutilização, com benefícios para quem compra e vende. Este ano, os livros vão ser gratuitos para todos os alunos do ensino público, no entanto, dos cerca de 2,5 milhões de vouchers já emitidos, apenas 10% foram resgatados, ou seja, os pais e encarregados de educação ainda não se dirigiram às livrarias aderentes ao programa da gratuitidade dos manuais escolares para levantar os livros. 

Adicionalmente, existem cerca de 200 mil famílias que não estão abrangidas pelo programa de distribuição de vales promovido pelo Estado. Para estas famílias, a Book in Loop tem uma solução, que alia vantagens económicas e ambientais: livros reutilizados com um desconto de 55% em relação ao preço dos livros novos. Além disto, é também possível vender os manuais usados e receber até 25% do PVP original.

Até ao momento, a Book in Loop já recolheu 10 mil livros para serem reutilizados, número que denota a preocupação ambiental das famílias portuguesas e deixa a empresa confiante em mais uma operação bem-sucedida. “Uma iniciativa como esta tem um impacto relevante na pedagogia dos alunos e das famílias e a educação é a maior garantia de futuro que a sociedade pode ter. Nem a propósito, no último ano, a defesa do ambiente foi uma das grandes lutas de alunos de todo o mundo, que se manifestaram ao longo de todo o ano letivo. A reutilização de manuais é só mais um passo no longo percurso para a mudança de mentalidades”, diz Manuel Tovar.

No seu primeiro ano de operação, em 2016, a Book in Loop movimentou cerca de 15 mil livros e no ano seguinte quadruplicou este número. Em 2018, ano em que foi possível utilizar os vales MEGA na plataforma para compra de manuais do 5.º e 6.º ano em segunda mão, aproximou-se dos 100 mil livros, número que acredita que é possível ultrapassar este ano.

Para adquirir ou vender livros usados, basta inscrever-se e reservar os manuais em www.bookinloop.com. Os manuais são recolhidos no domicílio ou deixados num dos 127 pontos de recolha disponíveis nas lojas Continente e, depois, sujeitos a um processo de verificação da qualidade para poderem voltar a ser utilizados e cruzados com as reservas feitas online.



Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.