DESPORTO - António Marques conquistou hoje a sua nona medalha em Campeonatos da Europa de Boccia Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTO - António Marques conquistou hoje a sua nona medalha em Campeonatos da Europa de Boccia



António Marques, atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conquistou hoje (31 de agosto) a sua nona medalha em Campeonatos da Europa de Boccia, ao integrar a Equipa BC1/BC2 de Portugal que chegou à prata na competição deste ano, disputada na cidade de Sevilha, em Espanha.

A equipa nacional (constituída ainda por Abílio Valente, André Ramos, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes) começou por conseguir o apuramento num grupo bastante equilibrado, em que teve como adversários o Reino Unido, a Holanda e Israel. Depois, na fase decisiva, os jogadores portugueses venceram a Eslováquia nas meias-finais, encontrando a Rússia numa final emocionante.

Desta forma, Marques – que foi acompanhado, como é habitual, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição – enriqueceu ainda mais um currículo em que constam outras 12 subidas ao pódio em grandes competições internacionais. Destacam-se as sete vezes em que alcançou esse feito em Jogos Paralímpicos, que ajudam a fazer dele o praticante mundial de boccia com mais medalhas neste grande evento.

António Marques é ainda, aos 55 anos, o jogador que há mais tempo participa em provas internacionais da modalidade. Tem desenvolvido todo o seu percurso desportivo na APCC, instituição pioneira no desporto para pessoas com deficiência em Portugal, da qual é utente desde os 14 anos.

O Campeonato da Europa de Boccia decorreu entre os dias 26 e 31 de agosto, com os jogos a terem lugar no Palácio dos Desportos de Sevilha. Em competição estiveram 107 atletas, entre os quais 11 portugueses, em representação de 22 países.

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição e com grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior).



Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.