Últimas Notícias

SÃO PEDRO DE ALVA - Rancho Folclórico organiza "monumental" encontro de folclore



Organizado pela esforçada e dedicada direcção do Rancho Folclórico da Casa do Povo local, teve lugar no passado sábado, dia 13 de Julho, um monumental Encontro de Folclore, na sua 34.ª edição, que encheu por completo a “sala de visitas” desta vila, mais propriamente a Praça Mário da Cunha Brito.

Foram cinco os ranchos participantes, que vindos de terras bem distantes, acederam por permuta, a valorizar com suas danças, músicas e cantares este maravilhoso evento.

Foram eles, para além do Rancho anfitrião: Grupo de Danças “Os Lusitanos de Marinhais” (Salvaterra de Magos); Grupo Etnográfico Danças e Cantares “O Cantaréu” (Vila Real); Grupo Folclórico e Cultural “As Lavradeira do Vale do Sousa” (Lousada); e o Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro (Soure).

O Encontro de Folclore teve início pelas 21.30 horas com todos os Ranchos a passarem no palco, numa forma simpática de apresentação e cumprimentos ao vasto público, mas antes já tinham percorrido as ruas da vila.

Depois foi a vez do Rancho anfitrião subir ao palco para, em jeito de peça de teatro, fazer uma recriação de alguns usos e costumes de antigamente, demonstrando a azáfama dos pais de uma noiva ao ver aproximar-se o grande dia do casamento da filha, que os pais pretendiam tivesse festa de arromba para ser bem falada na região. Nem faltou o papel do carteiro tocando a corneta anunciadora da sua chegada, que entregava à noiva cartas com declarações amorosas do seu apaixonado.

Todos os Ranchos participantes se revelaram de elevada categoria cultural. Porém, sem menosprezo para os restantes, permito-me realçar o desempenho do Grupo Folclórico e Cultural “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, que até fizeram tremer toda aquela praça.

Parabéns Secção de Folclore da Casa do Povo. Parabéns Fernando Sousa. Bem sabemos que não é tarefa fácil, mas sempre ouvi dizer que o valor das pessoas está naquilo que fazem e não pelo que são ou se dizem ser, por isso continuem.

Alfredo Fonseca - A Comarca de Arganil de 01.08.2019




Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.