RECRIAÇÃO HISTÓRICA - Caminhos da Batalha do Bussaco regressam a Penacova Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RECRIAÇÃO HISTÓRICA - Caminhos da Batalha do Bussaco regressam a Penacova



Hoje à noite a história repete-se com o regresso dos “Caminhos da Batalha do Bussaco” com mais um passeio encenado noturno que assinalará a travessia das tropas anglo-lusas do rio Mondego, junto à Barca do Concelho-Penacova, ocorrida nos dias anteriores à Batalha do Bussaco.

O passeio promete ser recheado de aventuras, efeitos especiais, e o habitual rigor histórico que o projeto já habituou nos anos anteriores.

Este ano, o Passeio terá várias novidades durante o percurso e, também, no seu final, com a participação dos elementos do Grupo de Alunos de Teatro de Penacova - Teatro Molinum e de elementos do Grupo de Teatro e Variedades da Casa do Povo de Penacova.

Uma das novidades será a oportunidade de passar uma noite em ambiente de Acampamento Militar no fim do Passeio. Essa experiência é opcional, isto é: todos farão o Passeio e, no fim, quem quiser optar pela experiência pode ficar no acampamento e passar lá a noite, quem não quiser terá de novo o regresso assegurado nessa noite.

O Projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco” é de um trajeto turístico-cultural polinucleado, promovido pelo Município de Penacova desde 2013, com o objetivo de salvaguardar e estudar o campo da batalha ocorrida em 1810, bem como a divulgação histórica do tempo e dos factos ocorridos no séc. XIX. Desenhado para permitir uma maior aproximação entre os visitantes e a paisagem circundante, que se pretende progressivamente recuperada e tanto quanto possível próxima ou similar à existente de 1810.

O “Caminhos da Batalha do Bussaco” tem pois, ao longo dos últimos anos de existência, através da realização de vários eventos, demonstrado que o seu foco principal se prende com a divulgação do território, inserida numa estratégia clara de valorização do mesmo, do seu património cultural material e imaterial e do seu património natural, com particular enfoque para a Serra do Buçaco, mas não deixando de salientar a importância da vertente educativa e informativa. Sendo que, no caso particular do Concelho de Penacova, este Projeto se insere numa estratégia alargada de promoção turística do território que, aposta na diferenciação e potenciação da marca Penacova no turismo militar, nomeadamente no nicho referente às Invasões Francesas.



Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.