DESPORTO - Penacovense António Marques representa Portugal no Open de Boccia da Póvoa de Varzim Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTO - Penacovense António Marques representa Portugal no Open de Boccia da Póvoa de Varzim


  
O atleta António Marques, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), vai voltar a representar Portugal numa grande prova internacional de boccia. Trata-se, desta vez, do Open Mundial da Póvoa de Varzim, que se inicia amanhã (29 de outubro) e em que participarão cerca de 100 atletas.

Marques, que será mais uma vez acompanhado pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição, competirá individualmente na categoria BC1 e ainda enquanto membro da Equipa BC1/BC2. Será a quinta vez no presente ano que o jogador de 55 anos integrará a Seleção Nacional, tendo nas competições já disputadas conquistado quatro medalhas, uma das quais no Campeonato da Europa.

António Marques soma já, de resto, 21 subidas ao pódio em eventos internacionais, das quais se destacam as sete vezes em que alcançou esse feito em Jogos Paralímpicos, que lhe conferem o estatuto de praticante mundial de boccia com mais medalhas nessa grande competição. É também o atleta que há mais tempo participa no circuito mundial da modalidade, tendo desenvolvido todo o seu percurso desportivo na APCC, da qual é utente desde os 14 anos.

Na Póvoa de Varzim, a APCC estará ainda representada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição, que integrará a equipa de árbitros.

O Open Mundial de Boccia da Póvoa de Varzim decorre até ao dia 3 de novembro, com os jogos a serem disputados no Pavilhão Municipal daquela cidade. Participarão jogadores de 24 países, sendo a Seleção de Portugal composta por 11 atletas.

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição e com grande tradição em Portugal. Na APCC – instituição pioneira no desporto para pessoas com deficiência – o boccia é desenvolvido na vertente competitiva e conciliado com a dinamização da Bocciateca, o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior.




Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.