Últimas Notícias

ENTREVISTA - José Carlos de Almeida, presidente o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penacova

José Carlos de Almeida e natural da freguesia de Sul, concelho de São Pedro do Sul. Veio para Penacova há 40 anos, onde constituiu família, e desde então tem vindo a dedicar-se ativamente à vida associativa, ora integrando os corpos sociais da União Popular da Rebordosa (UPR), ora fazendo parte da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Penacova (AHBVP).

Sócio do Sporting Clube de Portugal há mais de 30 anos, falámos com ele na qualidade de Presidente do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penacova, atual designação do Núcleo Sportinguista do Concelho de Penacova, a mais antiga associação existente em Penacova, constituída por sócios e adeptos de um Clube Nacional.

Como é que começou esta paixão pelo Sporting Clube de Portugal?
Em criança vivi numa localidade chamada Darei, da freguesia de Mangualde, onde fiz a instrução primária e mais tarde fui aluno do Colégio São José em Mangualde. Por influência do meu tio, com quem com eu vivia e do seu filho, comecei a ser sportinguista. Um caso curioso é que nessa altura as minhas preferências eram o ciclismo, o hóquei em Patins e o atletismo. Lembro-me que nessa aldeia não havia eletricidade e eu, com doze anos, percorria sete Km a pé até Mangualde para ver na televisão o resumo da volta a França, bem como era normal ouvir na rádio os relatos dos torneios de hóquei em Patins, alguns feitos por Manuel Bravo, falecido recentemente.

Como surgiu a ideia para constituir um Núcleo do Sporting em Penacova?
A ideia surgiu num almoço convívio de sportinguistas que se realizou em 10.06.1992, no Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Mealhada. Na altura o sportinguista Alípio José Simões Oliveira, atual presidente da Assembleia Geral do Núcleo, falou com um diretor do Sporting presente naquele almoço, sobre quais eram as formalidades a seguir para a constituição de um Núcleo em Penacova. Depois desse dia, em agosto do mesmo ano, também num convívio de sportinguistas que se realizou em Canas de Santa Maria, Tondela, onde esteve presente o então presidente do Sporting C.P. José Sousa Cintra, voltou-se a falar do assunto, tendo recebido todos incentivos à constituição de uma representação do clube em Penacova, nada de estranhar, porque foi no mandato de Sousa Cintra, de 1989 a 1995 que foram constituídos grande parte dos Núcleos Sportinguistas existentes no país e no estrangeiro.

Depois dessas conversas, a constituição do Núcleo foi rápida?
A Comissão instaladora foi constituída ainda em 1992 e dela fizeram parte Alberto Malva Cardoso, Alípio José Oliveira, António da Costa Figueiredo, José Carlos de Almeida, Manuel Saraiva Caetano Ribeiro e Orlando António Batista Ferreira, só depois é que seguiu a fundação do Núcleo, num jantar organizado pela Comissão que se realizou-se em 30 de janeiro de 1993 na Associação de Melhoramentos de Gavinhos, que juntou cerca de 200 sportinguistas, e onde marcaram presença alguns elementos do Sporting Clube de Portugal, entre eles o Dr. Ilídio Dinis em representação do Conselho Diretivo. Mais tarde, a 04.02.1995, no Salão do Mocidade Futebol Clube, gentilmente cedido pela sua direção, com a presença de 31 sportinguistas, é que foi realizada a primeira Assembleia Geral para constituição formal dos órgãos sociais. Foi nessa assembleia que foram eleitos os primeiros órgãos sociais do Núcleo Sportinguista do Concelho de Penacova. 



Foram então aqueles seis ilustres sportinguistas que deram os primeiros passos para a fundação o Núcleo em Penacova.
Sim, foram eles quem deu alma e tratou de organizar a fundação do Núcleo. A escritura de constituição da Associação foi assinada em 25.02.1994, no Cartório Notarial de Penacova, tendo intervindo como fundadores os seguintes membros: Alberto Malva Cardoso, Alípio José Oliveira, António da Costa Figueiredo, José Carlos de Almeida, Manuel Saraiva Caetano Ribeiro, Orlando António Batista Ferreira, José Alberto Rodrigues Costa, António Rodrigues Marques, António Lopes da Silva, Abílio José Seco Coimbra, Rui Alberto Abreu de Oliveira, Arsénio de Oliveira Simões, Manuel de Oliveira Santos, Manuel Marques Lemos, Manuel Marques Batista da Costa, Rui Martins Batista, Justiniano dos Santos Torcato e Vítor Manuel Marques Craveiro, O Alípio Seco do Amaral, também ele fervoroso sportinguista só não fez parte dos fundadores, porque a realização da escritura se atrasou e ele tinha um serviço de táxi para a cidade do Porto. Marcaram ainda presença como testemunhas os ex-atletas Aniceto Simões, Carlos Lopes, que na altura até foi entrevistado para a Rádio Manchete, pelo jornalista César Granjeio, Armando Aldegalega e ainda o saudoso Fructuoso de Almeida e Silva.



Nestes mais de vinte e sete anos de vida o Núcleo quais são as atividades que foram desenvolvidas?
O Núcleo tem organizado diversas provas desportivas e eventos culturais no concelho de Penacova, nomeadamente Prémios de Atletismo, nos diversos escalões, Passeios de Cicloturismo, Torneios de Futsal, Torneios de Futebol Juvenil e de Veteranos, Concursos de Pesca Desportiva, Torneios de Sueca e Noites de Fado, tem ainda participado na vida social e cultural do concelho, nomeadamente em Feiras, Exposições e nas Festas do Município e na Expoalva, tendo sido registada como a associação nº 12 do concelho de Penacova (veja aqui as fotos de algumas iniciativas).
Um dos pontos mais altos da atividade anual do Núcleo é a realização da comemoração do seu aniversário onde aproveita para homenagear os atletas, dirigentes e outras personalidades do Universo Leonino com o “Prémio Barca Serrana”, tendo iniciado em 2002 com o saudoso Victor Damas. O Núcleo vem organizando com regularidade diversas atividades desportivas, culturais e recreativas, bem como deslocações em excursão à Academia de Alcochete, ao Estádio José Alvalade, Pavilhão João Rocha e Museu Sporting. Não posso deixar de referir o Tradicional Convívio que realiza anualmente no Silveirinho no dia 08 de dezembro, que este ano já vai na 20ª edição. Desde há 3 anos, o Núcleo tem vindo realizar em Gavinhos um Convívio Anual.




A sede do Núcleo situa-se atualmente em São João, mas nem sempre foi lá.
A primeira sede do Núcleo instalou-se no antigo edifício do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penacova, em 22 de Março de 2002, dia em que foi atribuído a Vítor Damas, o primeiro prémio Barca Serrana. Mais tarde, em 2009, o Núcleo adquiriu uma nova Sede no centro da Vila de Penacova, na Rua São João nº. 2 – Piso -3, Loja U – 3360-340 Penacova, a qual foi recentemente ampliada com a aquisição de mais dois espaços no piso imediatamente superior, que abre regularmente e onde os sócios e outros sportinguistas e amigos do Núcleo se reúnem para conviver e assistir aos jogos televisionados. Contudo, com um horário diverso do habitual, devido à fase de pandemia que atualmente atravessamos, devendo os interessados obter mais informações através na página que o núcleo tem no facebook, através dos números 915933727 ou 934008394 e pelo e-mail: sporting.penacovamail.com.

Quantos sócios tem atualmente o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penacova?
O Núcleo conta atualmente com 592 associados inscritos. No próximo ano vai ser feita a primeira renumeração. Pretendemos obter a inscrição de novos sócios para Núcleo e para o Sporting Clube de Portugal. Ainda existe a categoria de Sócio/Amigo do Núcleo, que mesmo não sendo adepto do clube leonino, tenha a aprovação da direção, o qual tem algumas restrições nos seus direitos, nomeadamente não podendo ser eleito, nem participar na eleição.



Qual é o grande objetivo do Núcleo, designadamente dos elementos que constituem a direção?
O Núcleo tem como grande objetivo unir os sportinguistas da sua região, angariando novos sócios e apoiar as atividades do Sporting Clube de Portugal, continuando a contribuir para o desenvolvimento da vida social e cultural do concelho de Penacova. Neste momento a atual direção pretende ver melhorado o acesso às suas instalações, por parte daqueles que têm uma mobilidade mais reduzida, com a construção de um acesso pedonal, com o apoio do Município, sem esquecer que esse melhoramento também irá beneficiar os restantes lojistas que tem a suas instalações no mesmo piso. Também pretendemos rejuvenescer os elementos dos órgãos sociais, com a captação de sócios mais novos para os referidos órgãos.
Aproveito também para fazer um apelo aos sócios para visitarem mais frequência a nossa sede e que façam um esforço para manter a sua contribuição anual atualizada.

Para finalizar esta entrevista, deseja fazer alguns agradecimentos?
Em nome da direção quero agradecer aos sócios do Núcleo, pela seu apoio e participação nos nossos eventos, a todos os diretores que participaram nas sucessivas direções durante estes anos de vida do Núcleo, a algumas empresas e amigos do Núcleo, pois sem eles não tinha sido possível chegarmos a esta altura, com algum património e com a nossa situação financeira controlada.
Não posso deixar de agradecer o apoio que os diversos executivos da Câmara Municipal de Penacova têm prestado durante estes anos e ao atual executivo da Freguesia de Penacova, pelo apoio que nos tem prestado anual.


Lista para dos corpos sociais do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penacova para o biénio 2019/2020, eleita na Assembleia Geral realizada a 23 de março de 2019


ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Alípio José Simões Oliveira – Sócio Fundador - Penacova
Vice-Presidente: Marciano da Conceição Silva– Lorvão
Secretário: Francisco José Marques Ferreira dos Santos- Silveirinho

SUPLENTES

Alípio Manuel Antunes Silva – Vila Nova
Gonçalo Engenheiro – Vale de Gonçalo
João Carlos Ferreira Borges – Penedo Raso - Penacova

DIRECÇÃO

Presidente: José Carlos Oliveira de Almeida - Sócio Fundador - Rebordosa
Vice-Presidente: Belmiro Lopes Grilo – Vila Nova
Vice-Presidente:  António Manuel Amaral da Cruz - Ronqueira
Vice-Presidente: Messias Batista Brito – Quinta da Ribeira - Penacova
Vice-Presidente: Armando José F.S. Amaral - Cheira
Vogal: Rui André Vieira Assunção – Carvalhosas
Vogal: Nelson dos Santos Maia – Torres do Mondego

CONSELHO FISCAL

Presidente: António Manuel Teixeira Catela - S. Paio do Mondego
Secretário: Hermenegildo Santos Coimbra - Silveirinho
Relator: Vítor Manuel Gonçalves Silva – Carrazedos - Penacova

SUPLENTES

João Pedro Figueiredo Marques – Penacova
José Guerra Duarte – São Paio do Mondego

COLABORADORES

Manuel Rosário Carpinteiro – Aveleira – Lorvão
António Ramos – Figueira de Lorvão
Fernando Edmar da Costa Rodrigues – Granja de Figueira
Jorge Manuel Costa - Telhado – Figueira de Lorvão
António José Alvarinhas Almeida – Penacova
José Pedro Martins Paiva – Cheira
Tiago André Lourenço Alvarinhas - Penacova



Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.